3 de mar. de 2011

Mitologia iorubá

Mitologia dos Yorubás engloba toda a visão de mundo e das religiões dos yorubás, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento a várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Yorubá é definida por Itans de Ifá.

Itan (nome singular e plural) é o termo em Yorubá para o conjunto de todos os mitos, canções, histórias e outros componentes culturais dos Yorubás. Os Yorubás que aceitam o itan como fato histórico, confiam noitan como sendo a verdade absoluta na resolução de disputas. Os Itansão passados oralmente de geração a geração.

Na mitologia Yorubá o deus supremo é Olorun, chamado também deOlodumarê. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.
Olorum criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.
Na mitologia Yorubá, Olodumarê também criou as divindades, chamadas de Orixás para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados.
Os Orixás do Panteão do Ketu são: Exú, Ogum, Oxóssi, Logun-Edê, Xangô, Oxum, Yansã, Ossaim, Oxumarê, Yemanjá, Obá, Ibejis, Iroko, Obaluayê, Nanã e
Oxalá.

Na Mitologia Yorubá é muito importante que se conheça ONILÉ –
Onilé é a Mãe Terra. 
Seu culto é muito pouco conhecido mesmo na maioria dos terreiros (ou Ilês) tanto aqui do Brasil como na própria África.
Dentro do Alto Candomblé do Ketu, Onilé é cultuada discretamente.
Embora a Mãe Terra desperte curiosidade e interesse entre os seguidores dos Orixás, sobretudo entre aqueles que compõem os seguimentos mais intelectualizados da religião é preciso tomar um imenso cuidado com seu culto.
Onilé é assentada num montículo de terra vermelha e acredita-se que guarda o planeta e tudo que há sobre ele, protegendo o mundo em que vivemos e possibilitando a própria vida. 
Na África, Onilé também é chamada Aiê e Ilê.
Onilé, isto é, a Mãe Terra, tem muitos inimigos que a exploram e podem destruí-la. 
Para muitos seguidores do Alto Candomblé dos Orixás, interessados em recuperar a relação Orixá-Natureza, o culto de Onilé representaria, assim, a preocupação com a preservação da própria humanidade e de tudo que há em seu mundo. 
Pois sem Onilé, nada existiria.
E Onilé sempre nos deu de tudo sem nada pedir em troca.
Para aqueles que entendem bem da Mitologia Yorubana é bom entender que os tempos são chegados.

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